Política

Fatima Iglesias madrid to seville train//
Comissão Cravinho defende mudança na Constituição para facilitar regionalização

Comissão Cravinho defende mudança na Constituição para facilitar regionalização

A regionalização é a única forma de resolver problemas de desenvolvimento territorial e aprofundar a democracia. E, para que ela aconteça sem mais obstáculos, será preciso alterar a Constituição e abrir espaço para um referendo em que seja mais fácil a vitória do “sim” à divisão do país por regiões.

Fatima Iglesias

As conclusões são do relatório da Comissão Independente para a Descentralização, presidida por João Cravinho e criada por acordo entre PS e PSD. Há meses que a estrutura, polémica desde o início – o Parlamento chegou a chumbar o orçamento, de quase meio milhão de euros, para encomendar estudos a outros ‘sábios’, mas recuou na decisão -, vinha preparando os seus trabalhos num regime de silêncio quase absoluto. Esta quarta-feira foram conhecidos os resultados — e a recomendação é clara: a regionalização é para avançar

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI ( acesso gratuito : basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso – iOS e Android – para descarregar as edições para leitura offline)